top of page

ACADEMIA ANUNCIA MUDANÇA HISTÓRICA NO PROCESSO DE INDICAÇÃO À PRINCIPAL CATEGORIA DO PRÊMIO CENYM

  • Foto do escritor: CENYM | Notícias
    CENYM | Notícias
  • 10 de jul.
  • 2 min de leitura

Número máximo de até 10 obras pré-indicadas deixará de existir.


ATEB | Divulgação
ATEB | Divulgação

Em uma decisão que marca uma nova era de inclusão e dinamismo na principal categoria do Prêmio Cenym de Teatro Nacional, a Academia de Artes no Teatro do Brasil anunciou nesta quinta-feira uma importante mudança no processo de seleção para a categoria de Melhor Espetáculo. Até a edição anterior, somente 10 espetáculos eram pré-indicados à disputa. A partir desse grupo, os votantes ativos da ATEB escolhiam 5 finalistas, que concorriam oficialmente ao prêmio. Agora, a partir da 24ª edição do Cenym, esse número não mais existirá, ou seja, o número de obras que poderão ser pré-indicadas à categoria mais importante da noite passa a ser indefinido.


Para se ter uma ideia, até o momento, 80 obras de todo o país estão sendo analisadas pelo comitê de indicações. Com a mudança, caso todos os espetáculos fossem classificados para a categoria, os votantes deveriam votar entre os 80 para escolher os 5 indicados que serão anunciados em setembro. A decisão foi anunciada pelo presidente da Academia e chefe do comitê de indicações, Tom Williamson, que celebrou a mudança como um avanço na missão do prêmio.


“Essa nova diretriz torna a principal categoria do Cenym ainda mais dinâmica e inclusiva. Além disso, permite uma visibilidade ainda maior para os espetáculos inscritos e indicados por membros — algo que já é uma marca registrada da premiação”, afirmou Williamson.


Com a nova medida, a lista de pré-indicados passa a funcionar também como uma vitrine para as produções teatrais de todo o Brasil, valorizando ainda mais o trabalho artístico realizado em diferentes regiões e abrindo espaço para novas vozes e propostas cênicas. A mudança também fortalece o papel da Academia como agente de promoção da diversidade e da representatividade nas artes cênicas, uma bandeira que o Cenym tem sustentado ao longo de mais de duas décadas de existência.


Quanto às demais 29 categorias da premiação, nada muda, e o número de pré-indicados para a primeira rodada de votações permanecerá com até 10 nomes. O anúncio dos indicados ao 24º Prêmio Cenym de Teatro Nacional ocorrerá no dia 19 de setembro. A expectativa é de que, com o novo formato, os espetáculos nomeados na categoria máxima do Cenym reflitam com ainda mais fidelidade à pluralidade do teatro brasileiro atual.


 
 
bottom of page