ATEB RETOMA AGENDA REGULAR APÓS ANÚNCIO DO ENCERRAMENTO DO CENYM
CENYM | Notícias
há 4 dias
2 min de leitura
Com uma enxurrada de mudanças, evento retorna ao cronograma anual.
A ATEB — Academia de Artes no Teatro do Brasil, retornou oficialmente em 2026 com o seu cronograma interno depois do anúncio do encerramento das atividadese fim do Prêmio Cenym em 2024, decisão que provocou alterações significativas em diversos serviços internos e na realização da 24ª edição.. Com o retorno das atividades, o cronograma voltou ao seu formato original, reafirmando a estrutura histórica de funcionamento da ATEB. Janeiro volta a ocupar seu lugar como o mês destinado à entrada e adesão de novos membros votantes, em consonância com o modelo tradicional da Academia, especialmente após a temporada realizada em junho do ano passado com atividades fora do calendário regular.
Para quem não está familiarizado com o funcionamento da ATEB, a Academia opera a partir de um rigoroso calendário mensal organizado por serviços, no qual cada mês é dedicado a um procedimento específico, garantindo clareza, organização e equidade no atendimento aos profissionais e todos os assuntos internos ligados ao Prêmio Cenym. Entre os serviços já plenamente normalizados, a ATEB informa que o envio de certificados para indicados ou vencedores de qualquer edição do Prêmio Cenym foi retomado normalmente, sem restrições de edição ou ano. Já o envio de estatuetas permanece restrito ao prazo oficialmente informado anualmente no Memorando de cada edição, seguindo critérios logísticos previamente estabelecidos.
Além da retomada operacional, a Academia destaca que importantes mudanças internas foram implementadas ao longo dos últimos meses, após a decisão de encerrar definitivamente a premiação e a retomada do evento. Essas reformulações estruturais e administrativas visam otimizar processos, reforçar protocolos e atualizar diretrizes internas, e serão refletidas diretamente a partir da próxima edição. A normalização dos serviços reafirma o compromisso da ATEB com a cena teatral brasileira, fortalecendo sua atuação e garantindo continuidade, transparência e respeito aos profissionais que constroem o teatro no país.