Espetáculo se tornou a 5ª obra mais premiada em duas décadas
O 23º Prêmio Cenym de Teatro, realizado no dia 26 de novembro, coroou os grandes destaques da cena teatral brasileira, celebrando a excelência das produções e dos artistas que marcaram o ano. Apresentando pela Academia de Artes no Teatro do Brasil, esta edição também foi histórica, pois representou o último evento da premiação, que encerrou suas atividades após anos de celebração do cenário teatral nacional. O grande vencedor da noite foi o espetáculo "Mutações", que conquistou impressionantes 8 prêmios, incluindo os principais troféus da noite: Melhor Espetáculo, Melhor Ator (Luis Melo), e Melhor Direção, para André Guerreiro Lopes. Ao lado de "As Confissões de Richard" (2008) e"Inferno, Um Interlúdio Expressionista"(2020), Mutações se tornou a terceira obra a vencer 8 categorias e o 5º mais premiado da história.
Outro grande destaque foi o espetáculo "Nosso Irmão", que levou 3 prêmios para casa, incluindo Melhor Ator Coadjuvante (Bruno Ferian) e Melhor Atriz Coadjuvante (Marina Elias). A força do desempenho e a sensibilidade nas interpretações garantiram à dupla suas primeiras indicações e estatuetas do Cenym. Na categoria de Melhor Atriz, o monólogo "Pai Nosso" rendeu à talentosa Geise Prazeres a estatueta dourada por sua atuação arrebatadora e emocional. A Cia Rococó, de Porto Alegre, foi agraciada com o prêmio de Melhor Companhia de Teatro. O reconhecimento à companhia é um reflexo do seu trabalho ousado e autêntico, que tem conquistado plateias por todo o país.
Já o Grupo Jurubebas, de Manaus, levou para casa o prêmio de Melhor Grupo, reconhecendo a força do coletivo e a relevância da produção teatral na região norte, que se destaca pela fusão de tradições locais e contemporaneidade. O anúncio dos vencedores deste ano foi carregado de emoção, já que este foi o último ano do Prêmio Cenym, que ao longo de sua trajetória desempenhou um papel essencial no reconhecimento do trabalho de artistas e companhias teatrais de todo o país. O fim da premiação marca o término de uma era, mas também deixa um legado de valorização da arte cênica no Brasil, celebrando a diversidade e a riqueza da produção teatral brasileira.
Ao longo dos anos, o Prêmio Cenym se consolidou como um importante marco de reconhecimento, não apenas para as produções mais populares, mas também para aquelas que, muitas vezes, não tinham a visibilidade que mereciam. Com esta edição, o "Oscar" do teatro nacional se despede em grande estilo, deixando uma marca indelével na história do teatro no país.
VEJA A LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES 2024 >>
Comments