GABRIELA DUARTE SE TORNA A PRIMEIRA ATRIZ DA HISTÓRIA A VENCER DOIS CENYMS
CENYM | Notícias
há 3 dias
1 min de leitura
Pela primeira vez em mais de 20 anos, uma atriz conquista duas vezes a principal categoria de atuação do Prêmio Cenym.
Foto: Divulgação
Na noite deste último domingo, 23 de novembro, a 24ª edição do Prêmio Cenym de Teatro Nacional entrou para a história. Gabriela Duarte tornou-se oficialmente a primeira atriz a conquistar duas vezes a principal categoria de atuação da premiação. A atriz venceu o Cenym 2025 por sua impressionante atuação no monólogo O Papel de Parede Amarelo e Eu, trabalho que arrebatou crítica e público com sua entrega emocional, precisão técnica e força dramática.
O triunfo deste ano reacende um marco importante: exatamente dez anos atrás, em 2015, Gabriela já havia levado o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em Através de um Espelho.
Ao lado desse feito histórico, outro dado impressiona: somente duas outras atrizes, em mais de duas décadas de Prêmio Cenym, conseguiram vencer mais de uma vez nas categorias de atuação. São elas Kelzy Ecard e Camila dos Anjos, ambas laureadas duas vezes como Melhor Atriz Coadjuvante. Assim, Gabriela Duarte, Kelzy Ecard e Camila dos Anjos formam um seleto e raríssimo grupo de artistas que, ao longo de toda a trajetória do prêmio, ultrapassaram a marca de um único reconhecimento nas categorias femininas de atuação.