top of page
  • Foto do escritorCENYM | Notícias

"INFERNO - UM INTERLÚDIO EXPRESSIONISTA" É O GRANDE VENCEDOR DO CENYM 2020

Atualizado: 2 de dez. de 2020

Obra bate recorde e se torna o quarto espetáculo mais premiado da história


Cenym 2020,  Prêmio Cenym, Teatro nacional
Inferno - Um Interlúdio Expressionista VENCEDOR DE 8 CENYMS | Foto: Alexandre Inserra

Mantendo o suspense até o último segundo a Academia de Artes no Teatro do Brasil revelou na noite desta terça, 24 de novembro, os vencedores do 20º Anual Prêmio Cenym, as principais láureas do teatro no país. Com a tão planejada noite de gala que celebraria os 20 anos do prêmio sendo cancelada pela pandemia do COVID-19, a organização optou por revelar seus vencedores seguindo a mesma ordem cronológica que seria com a abertura dos envelopes no palco durante a cerimônia tradicional.


Inferno – Um Interlúdio Expressionista” foi o grande vencedor do ano. Levando 8 prêmios na noite, incluindo melhor espetáculo e direção, a obra se tornou a segunda a conquistar 8 estatuetas e o quarto espetáculo mais premiado na história do Cenym. Dirigida por André Garolli, o espetáculo paulistano também rendeu o prêmio de melhor ator para Fabrício Pietro, em sua primeira indicação, e o de melhor atriz coadjuvante para Camila dos Anjos. Agora, ao lado de Kelzy Ecard, Camila se torna a segunda atriz a conquistar dois Cenyms na categoria. Bruno Cabrerizo foi laureado como melhor ator coadjuvante por sua atuação delicada em O Marido do Daniel. Já Luciana Veloso, de Minas Gerais, foi a atriz do ano por sua atuação fascinante em A Obscena Senhora H.


Benjamim - Filho da Felicidade VENCEDOR DE 4 CENYMS | Foto: Divulgação

"Benjamim - Filho da Felicidade" cativou definitivamente a Academia e foi outro grande vencedor do ano, arrebatando 4 prêmios, incluindo os principais: melhor qualidade artística de produção e melhor companhia de teatro, para a Cobaia Cênica, de Rio do Sul, Santa Catarina.


A superprodução musical "A Caixa Mágica do Natal" fez história e se tornou a primeira obra do estado do Amazonas a ganhar um Cenym, um não, três: melhor maquiagem, figurino e qualidade técnica de produção. "Condomínio Visniec", com direção de Ana Clara Carvalho, também brilhou nas categorias técnicas, conquistando 3 dos 4 prêmios para os quais fora indicado. Máscara Encena, de Porto Alegre, foi imortalizado como melhor grupo pela produção de 2068 e "A Cor Púrpura", confirmando o favoritismo da noite, arrebatou as estatuetas de melhor musical e melhor coreografia.


bottom of page