top of page

PRÊMIO CENYM 2025: O QUE ESPERAR DA NOITE DE 23 DE NOVEMBRO?

  • Foto do escritor: CENYM | Notícias
    CENYM | Notícias
  • 30 de out.
  • 2 min de leitura

Vencedores da edição serão revelados no domingo, 23


CERIMÔNIA CENYM | Foto: Matheus Castro
CERIMÔNIA CENYM | Foto: Matheus Castro

O domingo, dia 23 de novembro marcará a celebração do 24º Anual Prêmio Cenym de Teatro Nacional, apresentado pela Academia de Artes no Teatro do Brasil. Mais uma vez, a cerimônia não será presencial (algo que, para muitos, já era esperado após o anúncio do encerramento oficial das atividades da Academia e do próprio Cenym no ano passado).


Ainda assim, o compromisso da Academia com o teatro permaneceu firme. Produzir uma cerimônia do Cenym (mesmo em formato digital) se tornou um desafio monumental. O evento, que pode custar o orçamento de quase a metade de uma edição presencial, exige investimentos expressivos em publicidade nacional, a manutenção anual do robusto site da Academia, a produção de dezenas de certificados, além da preparação de mais de 70 estatuetas de méritos que consagram artistas e companhias de todo o país. Mesmo com uma equipe reduzida em 80%, a Academia mantém seu princípio de profissionalismo (não há voluntários na produção, seja presencial ou online, todos os envolvidos recebem cachê pelo trabalho).



ESTATUETAS E CERTIFICADOS ATEB | Divulgação
ESTATUETAS E CERTIFICADOS ATEB | Divulgação

À frente de todos esses esforços está Tom Lee, presidente da Academia e responsável por conduzir com verdadeiro heroísmo o legado do Cenym. Seu empenho tem garantido que a chama da celebração do teatro continue acesa, mesmo diante das adversidades. E ele já projeta o futuro: a edição especial de aniversário, prevista para o próximo ano, deverá ser presencial (marcando o reencontro do teatro com sua plateia e o reconhecimento daqueles que o mantêm vivo, sem depender de apoios ou editais, apenas pela força da arte).


Mais do que uma premiação, o Cenym é uma declaração de amor ao teatro e ao respeito por cada obra criada em todo o território nacional (num processo de avaliação que leva mais de dez meses). Nesta 24ª edição, 41 espetáculos e mais de 180 profissionais foram nomeados. E, com ou sem grandes orçamentos, a Academia promete uma noite inesquecível movida pela magia, pela resistência e, acima de tudo, pelo amor incondicional ao teatro brasileiro.

 
 
bottom of page