PRODUTORES INSCREVEM SEUS ESPETÁCULOS

Após receber a inscrição de uma obra durante a temporada de inscrições que ocorre anualmente, o comitê de indicações escolhe um dia para assistir ao espetáculo e solicita que outros membros façam o mesmo. Com a pandemia de COVID-19 algumas regras foram alteradas e espetáculos online se tornaram elegíveis, neste caso, a obra fica disponível para todos os membros assistirem em sessão reservada e exclusiva para eles no site.

 

MEMBROS INDICAM ESPETÁCULOS

Todo membro da Academia tem o poder de assistir e indicar espetáculos por conta própria em todas as categorias que ele encontrar méritos para tais nomeações. Após receber a indicação de determinado membro, o comitê de indicações solicita que outros membros assistam o mesmo espetáculo para que possam compartilhar da mesma visão e análise. Quando a obra viaja em turnê pelo Brasil o pedido também se estende para todos os votantes da Academia espalhados pelo país.

 

PRÉ-INDICAÇÃO E PRIMEIRA VOTAÇÃO

Após assistir os espetáculos inscritos durante a temporada de inscrições e as obras assistidas e indicados por membros até a data limite, o comitê de indicações prepara uma lista com 10 pré-indicados em cada uma das 30 categorias. Além disso, é preciso analisar em quais delas o espetáculo está elegível para ser indicado, uma vez que existem critérios internos para cada categoria. Exemplo: para ser nomeada para melhor elenco a obra precisa contar com 3 ou mais atores em cena.

 

Após a criação da lista abre-se a primeira votação, onde apenas membros selecionados e que representam seus pares em cada nomeação podem votar, ou seja, atores votam nas categorias de atuação, maquiadores votam na categoria de melhor maquiagem, figurinistas votam na categoria de melhor figurino, diretores votam na categoria de melhor direção e assim por diante. Já na categoria de melhor espetáculo todos os membros selecionados nesta primeira fase podem votar.

 

INDICADOS, SEGUNDA VOTAÇÃO & VENCEDORES 
Finalizada a primeira votação nos pré-indicados, a Academia então anuncia oficialmente a lista dos indicados do ano,

o evento é realizado tradicionalmente no dia nacional do teatro, 19 de setembro. Após o anúncio, ocorre um espaço significativo de aproximadamente dois meses entre o comunicado dos nomeados e a cerimônia de entrega das estatuetas.

 

Esse espaço é estratégico e serve unicamente para que todos os membros possam rever os espetáculos indicados que permanecem em cartaz, circulem em turnê ou que retornem numa eventual nova temporada. Após o anúncio oficial dos indicados é iniciada

a segunda votação, esta sendo aberta para todos os membros votantes, sendo assim, definidos os vencedores do Cenym.

 

 NÚMEROS DO CENYM

200 - É o número aproximado de profissionais indicados anualmente ao Cenym

70 - É o total de estatuetas encomendadas todos os anos para cerimônia

30 - É o número atual de categorias oficiais existentes na premiação

1.500 - É o total de indicados e vencedores elegíveis para votar na Academia