top of page
  • Foto do escritorCENYM | Notícias

ACADEMIA ENCERRARÁ ENVIOS DE ESTATUETAS DO CENYM POR SEDEX

Atualizado: 12 de out. de 2022

Nova regra já será incluída no protocolo da próxima edição


ATEB | Estatuetas sendo preparadas para envio

A Academia de Artes no Teatro do Brasil anunciou na sexta, 4 de junho, que deverá cancelar definitivamente o envio de estatuetas do Cenym por Sedex, voltando a regra que era aplicada até 2012, assim, quem não comparecer ao evento ou enviar um representante para subir ao palco e receber sua estatueta, deverá retirá-la pessoalmente nos dias seguintes após o evento.


A decisão foi tomada após o presidente da Ateb e produtor do evento, Tom Williamson, receber e-mails de profissionais afirmando que seria necessário “pagar” para receber o prêmio. A regra já passa a valer na próxima edição do Cenym, marcada para 22 de novembro do ano que vem. Segundo ele, muitas pessoas, incluindo indicados e vencedores, podem não entender que os custos de envios são realmente altos e a Academia não pode arcar com as despesas, tendo em vista os gastos da cerimônia anual, que é mantida com recursos próprios e sem patrocínio desde 2001. O fato de precisar “pagar” para receber a estatueta pode causar uma má impressão a respeito da premiação para o grande público, e colocar em risco 20 anos de dedicação absoluta ao teatro com o anual Cenym.


ATEB | Estatuetas sendo preparadas para envio

ENTENDA O ASSUNTO


Até 2012 os vencedores do Cenym que não estavam presentes na cerimônia só poderiam retirar suas estatuetas pessoalmente, mediante agendamento prévio. Em 2013 a Ateb passou a enviar o prêmio gratuitamente para todos os vencedores arcando com todas as despesas, no entanto, o alto custo para enviar mais de 40 estatuetas por Sedex para vários estados do país causou um enorme impacto no já crescente orçamento do Cenym. Assim, em 2016, a Academia passou a permitir que os vencedores solicitassem o envio pelo site, desde que arcassem com todas as despesas de envio.


ATEB | Certificados da Academia para indicados e vencedores do Cenym

REGRA TAMBÉM VALERÁ PARA CERTIFICADOS


A nova regra também deverá atingir os certificados, tanto para indicados quanto para vencedores, que, assim como as estatuetas, agora também deverão ser entregues apenas na noite anual de premiação, ou pessoalmente para quem agendar a retirada em dias posteriores ao evento, além disso, as molduras personalizadas da Academia serão extintas. Também será possível solicitar a versão online que será enviada apenas em PDF.


Com todas as mudanças a Academia já cancelou os pedidos para canudos e molduras de certificados, além das caixas de luxo para envios. Vale lembrar que todo esse material era comprado meses antes e ficava à espera de quem solicitasse sua estatueta e seu certificado, resultando em despesas muitas vezes desnecessárias, uma vez que muitos vencedores não optavam pela solicitação e muito menos pelo pagamento das despesas de envio.


bottom of page