top of page
  • CENYM | Notícias

ACADEMIA ENCERRARÁ ENVIOS DE ESTATUETAS DO CENYM POR SEDEX

Atualizado: 12 de out. de 2022

Nova regra já será incluída no protocolo da próxima edição


ATEB | Estatuetas sendo preparadas para envio

A Academia de Artes no Teatro do Brasil anunciou na sexta, 4 de junho, que deverá cancelar definitivamente o envio de estatuetas do Cenym por Sedex, voltando a regra que era aplicada até 2012, assim, quem não comparecer ao evento ou enviar um representante para subir ao palco e receber sua estatueta, deverá retirá-la pessoalmente nos dias seguintes após o evento.


A decisão foi tomada após o presidente da Ateb e produtor do evento, Tom Williamson, receber e-mails de profissionais afirmando que seria necessário “pagar” para receber o prêmio. A regra já passa a valer na próxima edição do Cenym, marcada para 22 de novembro do ano que vem. Segundo ele, muitas pessoas, incluindo indicados e vencedores, podem não entender que os custos de envios são realmente altos e a Academia não pode arcar com as despesas, tendo em vista os gastos da cerimônia anual, que é mantida com recursos próprios e sem patrocínio desde 2001. O fato de precisar “pagar” para receber a estatueta pode causar uma má impressão a respeito da premiação para o grande público, e colocar em risco 20 anos de dedicação absoluta ao teatro com o anual Cenym.


ATEB | Estatuetas sendo preparadas para envio

ENTENDA O ASSUNTO


Até 2012 os vencedores do Cenym que não estavam presentes na cerimônia só poderiam retirar suas estatuetas pessoalmente, mediante agendamento prévio. Em 2013 a Ateb passou a enviar o prêmio gratuitamente para todos os vencedores arcando com todas as despesas, no entanto, o alto custo para enviar mais de 40 estatuetas por Sedex para vários estados do país causou um enorme impacto no já crescente orçamento do Cenym. Assim, em 2