SOBRE O PRÊMIO CENYM

O Anual Prêmio Cenym de Teatro Nacional, também promovido como Cenym ou Prêmo Cenym, é uma honraria entregue anualmente pela ATEB - Academia de Artes no Teatro do Brasil, em reconhecimento à excelência de desempenho dos profissionais e espetáculos mais proeminentes do teatro brasileiro. É concedido anualmente através do voto do grupo de membros votantes da Academia, formado por atores, atrizes, diretores, cenógrafos, coreógrafos, figurinistas, iluminadores, sonoplastas, maquiadores, críticos e outros profissionais em atividade nos palcos de todo o país. A cerimônia de entrega das estatuetas ocorre tradicionalmente em novembro, honrando as melhores realizações técnicas e artísticas do ano em 30 categorias. O Cenym foi iniciado como um evento local em 2001, em Sergipe, quando o ator, diretor, produtor, roteirista e crítico de teatro, Tom Williamson, teve a ideia de criar o prêmio como forma de incentivo para os artistas locais. Em 2007 ele decidiu ampliar o prêmio para todo o país e então surgiu a ideia de criar uma Academia e reunir membros para votar e definir os indicados e vencedores de cada edição, no entanto, a cerimônia permaneceu com o formato local até 2010, quando passou a ser apresentada pela Ateb e se tornou oficialmente uma premiação nacional. 

MEMBROS E SISTEMA DE VOTAÇÃO

Ao longo dos anos a Ateb reformulou sua forma de votação e seu grupo de membros votantes, assim como o sistema de adesão desses profissionais. Nas primeiras edições do evento os indicados e vencedores eram definidos por um grupo de apenas 10 profissionais convidados, aqueles que aceitavam o convite formavam uma bancada especial que assistiam e analisavam os espetáculos, depois votavam. Quando o Cenym passou a ser definido por votação pela internet, a partir da edição de 2006, esse mesmo grupo votava apenas para escolher os indicados, sendo os vencedores definidos pelo voto popular. 

 

Em 2010, após a criação da Academia, a votação do público foi encerrada e o número de convidados ampliado, desde então, apenas membros definem indicados e vencedores todos os anos. Para ter direito a voto é necessário receber um convite formal da organização para se tornar membro, ou ser um vencedor do Cenym em qualquer edição. Desde 2016 a Academia passou a receber pedidos de adesão de profissionais que desejam fazer parte do grupo oficial de eleições. Assim, após o envio do pedido, o candidato passa por um rigoroso processo de análise interna, tendo, ou não, seu pedido aprovado semanas depois. Apesar da mudança, a organização mantém sua forma tradicional de incluir novos membros votantes, enviando convite formal para determinado profissional, e elegendo automaticamente os vencedores de cada edição. 

1/1
INDICAÇÕES AO ANUAL PRÊMIO CENYM

Para uma obra ser candidata à indicação da estatueta é preciso que ela seja inscrita para análise através do site oficial do Cenym e esteja de acordo com os critérios da elegibilidade que são anunciados todos os anos. Essa inscrição é anual e ajuda a Academia indicar para os membros obras em cartaz em determinado estado, cidade e região. Membros oficiais também assistem, classificam e indicam espetáculos por conta própria durante todo o ano. Após analisar espetáculos inscritos, assistidos e indicados por membros, a Academia então organiza uma lista com 10 pré-indicados em cada categoria e abre a primeira votação, onde apenas membros selecionados votam, escolhendo assim os indicados de cada edição. Após anunciar oficialmente a lista dos indicados, a organização inicia uma segunda votação, esta então é aberta para todos os membros votantes onde são escolhidos os vencedores do ano.

A.T.E.B. / ACADEMIA DE ARTES NO TEATRO DO BRASIL - ANUAL PRÊMIO CENYM DE TEATRO NACIONAL 

Prêmio Cenym, Cenyms e Cenym  são nomes de propriedade da Academia de Artes no Teatro do Brasil. © 2019 Todos os direitos reservados.